quinta-feira, maio 05, 2005
EDUCAÇÃO INFANTIL NO SISTEMA EDUCACIONAL INCLUSIVO
Maria Alcione Munhóz [1]
RESUMO
A Educação Infantil, ao longo da evolução social, econômica e política do Brasil, teve diferentes ênfases e estrutura organizacional até chegar ao modelo como está instituída hoje no sistema educacional brasileiro. Na atualidade, a Educação Infantil é compreendida como a primeira etapa da Educação Básica, porque é nela que se estabelecem os fundamentos para formação escolar subseqüente. Neste sentido, a proposição de construção de um sistema educacional inclusivo que inicie na educação infantil é um desafio mobilizador de educadoras e educadores. Essa realidade muda a prática até então implementada na escola e a concepção acerca da aprendizagem de crianças com necessidades educacionais especiais. Este artigo aborda essas posições a partir de alguns documentos oficiais do Brasil que normatizam a educação infantil e a inclusão.
Palavras-chave: ensino brasileiro, educação infantil, inclusão,
As idéias aqui registradas dizem respeito ao tema educação infantil no sistema educacional inclusivo. Na seqüência dessa abordagem, procuraremos fazer uma reflexão sobre a história das mentalidades que instituíram no Brasil a educação infantil dos primórdios dos dois últimos séculos até os dias atuais. Como o tema tem uma riqueza e abrangência, faremos apenas alguns destaques. Para balizar o que nos propusemos construir, estruturemos idéias a partir de duas premissas:
- Um breve percurso histórico da educação infantil no Brasil.
- A educação infantil como parte do sistema educacional inclusivo.
[1] Doutora em Educação – Professora do Departamento de Educação Especial; do Programa de Pós-Graduação em Educação e Coordenadora do Curso de Graduação em Educação Especial – Universidade Federal de Santa Maria/UFSM - RS.
Email: maria_alcione@uol.com.br
RESUMO
A Educação Infantil, ao longo da evolução social, econômica e política do Brasil, teve diferentes ênfases e estrutura organizacional até chegar ao modelo como está instituída hoje no sistema educacional brasileiro. Na atualidade, a Educação Infantil é compreendida como a primeira etapa da Educação Básica, porque é nela que se estabelecem os fundamentos para formação escolar subseqüente. Neste sentido, a proposição de construção de um sistema educacional inclusivo que inicie na educação infantil é um desafio mobilizador de educadoras e educadores. Essa realidade muda a prática até então implementada na escola e a concepção acerca da aprendizagem de crianças com necessidades educacionais especiais. Este artigo aborda essas posições a partir de alguns documentos oficiais do Brasil que normatizam a educação infantil e a inclusão.
Palavras-chave: ensino brasileiro, educação infantil, inclusão,
As idéias aqui registradas dizem respeito ao tema educação infantil no sistema educacional inclusivo. Na seqüência dessa abordagem, procuraremos fazer uma reflexão sobre a história das mentalidades que instituíram no Brasil a educação infantil dos primórdios dos dois últimos séculos até os dias atuais. Como o tema tem uma riqueza e abrangência, faremos apenas alguns destaques. Para balizar o que nos propusemos construir, estruturemos idéias a partir de duas premissas:
- Um breve percurso histórico da educação infantil no Brasil.
- A educação infantil como parte do sistema educacional inclusivo.
[1] Doutora em Educação – Professora do Departamento de Educação Especial; do Programa de Pós-Graduação em Educação e Coordenadora do Curso de Graduação em Educação Especial – Universidade Federal de Santa Maria/UFSM - RS.
Email: maria_alcione@uol.com.br